Saem os postos de gasolina, entram os pontos de carga. A Noruega está caminhando para se tornar o primeiro país com literalmente todos os seus carros totalmente elétricos.
Em setembro do ano passado, o país viu o número de EVs ultrapassar o de carros movidos a gasolina, mas a tendência é que essa diferença só aumente: hoje, 90% dos veículos vendidos na Noruega são elétricos.
Tem um motivo para ser a Noruega: incentivos. Usando o fundo de US$ 1,7 trilhão, criado com os lucros dos campos de petróleo noruegueses, para cobrir as “perdas”, o governo passou a oferecer incentivos aos motoristas de carros elétricos, como a isenção de impostos e estacionamento gratuito.
Why it matters? A Noruega segue uma tendência que, em breve, pode se tornar obrigatória. A União Europeia quer proibir a venda de carros movidos a gasolina até 2035, enquanto o Reino Unido pretende fazer isso já em 2030.
? E se tem gente defendendo isso… A maior adesão aos carros elétricos pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa, melhorar a qualidade do ar, a aceleração da transição para energias renováveis e a menor dependência de combustíveis fósseis.
? Há quem se preocupe… Além de impactar o setor de petróleo, esse boom pode sobrecarregar o sistema elétrico de países que ainda não estão preparados e apresentar desafios financeiros para os consumidores, já que os carros elétricos ainda são mais caros.
Se você estava se perguntando, o Brasil segue a tendência. Ano passado, as vendas de carros elétricos e híbridos foram 90% maiores do que em 2023. Isso parece explicar os tantos BYDs que você tem visto nas ruas… risos.