No dia 25 de maio, a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi, convida os profissionais do ramo industrial para participarem do workshop "Foco na Indústria". O evento será das 7h30 às 9h30, no auditório da entidade (rua Heitor Mazzini, 122, sala 2 – Edifício Sonata). Na data é comemorado o Dia Nacional da Indústria. O investimento é de R$ 15 para associados Apeme e R$ 25 para não-associados. Informações e reservas: (54) 3462-2755, WhatsApp 99966- 8241 ou pelo e-mail capacitacao@apeme.com.br.
A programação inicia com café da manhã, seguido de um painel com o tema "Avaliação Psicológica Psicossocial para Regulamentação das NRs", elaborado pela psicóloga pós-graduada em Psicologia Clínica, Alessandra Lussani Tedesco. Às 8h20, quem toma a palavra para falar sobre as responsabilidades legais frente às questões ambientais, é a engenheira química, especialista em projetos para tratamento de resíduos industriais sólidos, líquidos e gasosos, Fabiane Bianchi Locatelli.
No primeiro painel, Alessandra pretende discorrer sobre a utilização das avaliações psicológicas psicossociais. "Também falarei sobre a legislação que rege essa obrigatoriedade de avaliações para algumas NRs e sobre o fator proteção para o empregador e funcionário. Além disso, está dentro do cronograma uma demonstração dos materiais exigidos nas avaliações, discussão sobre riscos e multas e sobre a importância de estar legal e regular", salienta.
No segundo momento, Fabiane tomará a palavra para explicar como funciona o setor, desde os órgãos responsáveis pela elaboração, fiscalização e controle das legislações ambientais federal, estadual e municipal; Legislação aplicável ao licenciamento ambiental; Legislação aplicável ao gerenciamento de resíduos sólidos; Legislação aplicável ao tratamento de efluentes e uso de águas e a lei dos crimes ambientais. "A ideia é desmistificar a cultura de que tudo é muito complicado e apresentar, de forma simples e objetiva, o que deve ser feito, pensando no negócio não de hoje, mas de perpetuidade. Os consumidores despertaram e têm acesso à informações sobre a origem dos produtos", afirma Fabiane.
Sobre as painelistas
Alessandra Lussani Tedesco: pós-graduada em Psicologia Clínica; Formação em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Habilitação em Avaliação Psicológica Psicossocial pelo Núcleo Médico Psicológico de Porto Alegre; Formação em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atua na área de Gestão de Pessoas e Atendimento Psicológico Clínico no Hospital Beneficente São Pedro/Garibaldi e Clínica Particular.
Fabiane Bianchi Locatelli: especialista em Projetos para Tratamento de Resíduos Industriais Sólidos, Líquidos e Gasosos; MBA em Gestão Empresarial; Professora de graduação da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (2007-2010); Responsável técnica pela Central de Resíduos Industriais da Fundação Proamb (1997-2009) e diretora executiva da mesma fundação, de 2002-2015; Sócia-fundadora da Global Engenharia Ambiental (1998). Possui mais de 24 anos de experiência na área de Gestão Ambiental.
FONTE: Priscila Boeira (Asses. Imprensa Apeme)